#TerEstiloÉTerSaúde: orientações para os moradores de Manaus.

Chegamos ao último post da nossa série sobre o câncer de próstata. Para quem não pôde acompanhar as outras matérias, destacamos os links de cada uma delas aqui, aqui e aqui. Ao longo de todo o mês de Novembro, Os Barbeiros buscaram levar mais informação a você de uma forma descomplicada. E sabe por quê? Porque, além de nos preocuparmos com o seu visual (sempre moderno e descolado), nós nos importamos com a sua saúde também.

Se nos conteúdos anteriores já falamos a respeito da origem das comemorações, da importância do diagnóstico e dos mitos e verdades que rondam o assunto, desta vez, o foco é nas campanhas e como procurar atendimento em Manaus. Para aqueles que não vivem na capital ou moram em outros estados do país, aconselhamos a procurarem as instruções corretas na unidade básica de saúde mais próxima das suas casas. Bom, vamos lá!

O que já foi feito por aí para tentar diminuir os índices da doença na cidade?  

A gente sabe que quando o assunto é câncer de próstata todo tipo de conscientização é fundamental, certo? Destacamos algumas campanhas que já ocorreram na cidade para mostrar que pequenos passos têm contribuído para grandes transformações:

1) Pontos turísticos:

Que a Ponta Negra é um dos lugares mais bonitos da capital, isso a gente já sabe! Iluminada então de azul, o local combina perfeitamente as belezas naturais da região com a mensagem sobre a importância de um diagnóstico precoce. Resultado? Quem passeia por ali entende bem o recado: ir ao médico o quanto antes!

2) Mutirão de atendimento: no começo deste mês, a FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) realizou diversas consultas gratuitas para a especialidade de Urologia. Foram mais de 200 pacientes avaliados pela equipe médica da instituição, que ainda contou com a participação das Ligas Acadêmicas de Urologia e de Oncologia. Resultado? Participação mais efetiva da população em eventos que ressaltam a importância da prevenção.

3) Palestras: moradores de residenciais populares como é o caso do modelo Prosamim também entram no planejamento de suporte por meio de palestras de orientações sobre a saúde masculina e testes rápidos de HIV e sífilis, por exemplo. Resultado? Os cidadãos compreendem que precisam realizar avaliações periódicas para manter tudo em cima.

Ok, já deu para notar que sem mexer os braços a saúde não melhora. É necessário realizar consultas com especialistas para averiguar se há algo de errado.

Beleza, entendi! Mas como eu posso procurar atendimento (na Rede Pública)?

Simples: dirija-se à unidade de saúde do seu bairro (conhecida também por UBS). Lá, você irá precisar se consultar com um clínico geral. Explicada a situação, o especialista lhe encaminhará para um Urologista.  

Durante a luta contra o câncer, ter apoio é essencial!

Você pode conseguir maiores informações pelos seguintes contatos:

LACC – Liga Amazonense Contra o Câncer

Site: https://www.laccam.org.br/

E-mail: contato@laccam.org.br

Facebook: https://goo.gl/GYPZp7

Instagram: @lacc.ligaamazonense

Telefone: (092) 2101-4949 / 2101-4900

WhatsApp: (092) 99616-3547

Endereço: Rua Padre Manuel da Nóbrega, N. 400 – D. Pedro I CEP: 69040-490

 

FCecon – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas

Site: http://www.fcecon.am.gov.br/

Endereço: Rua Francisco Orellana, 215, Planalto CEP: 69040-010

Telefone: (092) 3655-4600